terça-feira, 28 de maio de 2013

Teste seus conhecimentos!!!. Questões de Vestibular sobre a Primeira Guerra Mundial



1.       A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado "Cone Sul", teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado
a) pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização associado aos capitais estrangeiros.
b) pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais estrangeiros.
c) pela elaboração de uma política populista, caracterizada por uma intensa reforma agrária, levando a um processo de crescimento do mercado interno.
d) pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de movimentos socialistas.
e) pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos.
resposta:[A]
2.       O fator histórico responsável pela existência de uma maioria muçulmana no território da Bósnia-Herzegovina, encravado no coração da ex-Iuguslávia foi
a) a conquista e dominação da Península Balcânica pelos turcos-otomanos durante a Época Moderna.
b) a fuga em massa, para aquele território, de eslavos muçulmanos para escapar da dominação russa depois da Primeira Guerra Mundial.
c) a expansão árabe, durante a Idade Média, que resultou na ocupação parcial das três Penínsulas da Europa Meridional: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica.
d) a criação da atual República da Turquia, depois da Primeira Guerra Mundial, que obrigou os muçulmanos não-turcos a abandonarem o país.
e) a própria natureza da religião islâmica que, estimulando seus seguidores a intenso proselitismo, levou-os a ocupar quase todos os lugares onde o catolicismo não se estabelecera anteriormente.

resposta:[A]
3.       Assolado pela miséria, superpopulação e pelos flagelos mortíferos da fome e das guerras civis, a situação de praticamente todo o continente africano é, neste momento de sua história, catastrófica. Este quadro trágico decorre:
a) de fatores conjunturais que nada têm a ver com a herança do neocolonialismo, uma vez que a dominação colonial européia se encerrou logo após a segunda guerra mundial.
b) exclusivamente de um fator estrutural, posterior ao colonialismo europeu, mas interno ao continente, que é o tribalismo, que impede sua modernização.
c) da inserção da maioria dos países africanos na economia mundial como fornecedores de matérias-primas cujos preços têm baixado continuamente.
d) exclusivamente de um fator estrutural, externo ao continente, a espoliação imposta e mantida pelo Ocidente que bloqueia a sua autodeterminação.
e) da herança combinada de tribalismo e colonialismo, que redundou na formação de micro-nacionalismos incapazes de reconstruir antigas formas de associação bem como de construir novas.


resposta:[E]
4.       Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de povos estatais e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO) A alternativa mais condizente com o texto é:
a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitando as tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impérios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.
c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação característico da Idade Média.
d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas características arbitrárias em relação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desenvolvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a integração entre as minorias e as maiorias nacionais.
e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturbou a convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados das revoluções comunistas.


resposta:[A]
5.       As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqüências profundas. A implosão do Império Soviético está contribuindo para frear o perigoso confronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda apresenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslávia, entremeada da brutalidade que gera indignação, tem raízes remotas e profundas porque:
a) expressa ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais nos Bálcãs.
b) o Pacto Nazista-Soviético colocou os Estados do Báltico sob domínio russo.
c) o colapso do comunismo abriu caminho para a transição capitalista bem sucedida.
d) na federação multinacional iugoslava, o comunismo foi edificado sobre base camponesa, e não operária.
e) o Tratado de Paz, que consagrou o desmembramento do Império Austro-Húngaro, pôs fim ao velho antagonismo que dera origem à Primeira Guerra Mundial.


resposta:[A]
6.       A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a) favorecimento ao bloco socialista.
b) alinhamento à política norte-americana.
c) postura neutralista.
d) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
e) posição de defesa da autodeterminação latino-americana.


resposta:[B]
7.       O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.


resposta:[C]
8.       O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:
a) da separação entre capitalismo e socialismo.
b) da Revolução Industrial.
c) do advento do Mercantilismo.
d) da Revolução comunista na Rússia.
e) do plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial.


resposta:[B]
9.       O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.


resposta:[A]
10.   Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.


resposta:[E]
11.   Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo:
a) o ataque naval à Inglaterra.
b) neutralizar os Estados Unidos.
c) a aliança com a Itália e o Japão.
d) agir ofensivamente contra a França e a Rússia.
e) a anexação da Áustria.


resposta:[D]
12.   Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:
a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.


resposta:[A]
13.   A industrialização brasileira no início do século XX é definida como um "processo de substituição de importações", como pode ser observado na:
a) relação entre o crescimento da indústria e o declínio das vendas do café, após o Convênio de Taubaté.
b) instalação de empresas multinacionais no Brasil, desde o século XIX, atraídas pelo fim da escravidão.
c) adoção de políticas protecionistas, desde o Império, tornando proibitivas as importações.
d) transferência maciça de mão-de-obra industrial e capitais norte-americanos para o Brasil.
e) expansão industrial, durante a Primeira Guerra Mundial, quando ficaram restritas as importações pelo Brasil.


resposta:[E]
14.   O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período:
a) A rápida recuperação da produção européia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.


resposta:[C]
15.   Sobre as etapas do processo de construção do socialismo na China, é correto afirmar que:
a) durante o governo republicano do Partido Nacionalista (Kuomintang), de Sun Yat-sen, que havia proclamado a república em 1911, a aliança com os chefes militares regionais ("Senhores da Guerra") permitiu a extinção das zonas de influência ocidentais e japonesas na China.
b) o Tratado de Versalhes, em 1919, definiu a soberania chinesa diante do Japão, o que permitiu a formação de um governo de coligação nacional com o apoio popular, do qual participavam os "senhores da guerra", o Kuomintang e os comunistas.
c) a Longa Marcha, em 1934-35, foi uma reação popular contra a invasão da Manchúria pelos Russos, em 1931, que reuniu as forças militares do Kuomintang e do Partido Comunista Chinês para a libertação dessa região.
d) ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, acirraram-se as rivalidades entre o Partido Comunista Chinês e a União Soviética Stalinista, que passou a ajudar militarmente o Kuomintang em sua luta contra os comunistas, lançando a China em um período de guerra civil.
e) após a vitória dos comunistas, em 1949, foram implantadas diversas reformas, que não conseguiram atender às exigências sociais, o que provocou críticas crescentes que ameaçavam o governo do Partido Comunista, culminando no "Movimento das Cem Flores", em 1956.


resposta:[E]
16.   O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):
a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.


resposta:[A]
17.   Uma terceira guerra mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais. Sobre esse período, é correto afirmar que:
(01) O cenário político europeu dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que levou à renúncia de De Gaulle e à forte reação burguesa, elegendo o conservador Georges Pompidou.
(02) A Europa foi abalada pela invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país abandonasse os trilhos do comunismo.
(04) A criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos antagônicos, ocorreu nesse período.
(08) O cenário norte-americano, por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968. (16) A América Latina foi assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas. Soma = ( )


resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27
18.   . "... longe (...) das melodiosas valsas vienenses (...) eram audíveis os lamentos das nacionalidades abortadas pela prepotência dos grandes impérios..." II. "... o capitalismo se transformou num sistema de opressão colonial e de asfixia financeira da intensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados..." Aos excertos pode-se associar:
a) a Comuna de Paris.
b) a Primeira Guerra Mundial.
c) o conflito Sino-Soviético.
d) o Congresso de Viena.
e) a política da Santa Aliança.


resposta:[B]
19.   Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):
a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.


20. Por outro lado, as guerras foram visivelmente boas para a economia dos Estados Unidos da América. Sua taxa de crescimento nas duas guerras foi bastante extraordinária, sobretudo na 2.o Guerra Mundial, quando aumentou mais ou menos 10% ao ano, mais rápido que nunca, antes ou depois". (Hobsbawn, Eric. A ERA DOS EXTREMOS. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 55). Após as duas Grandes Guerras, a situação econômica dos EUA, descrita anteriormente, deve-se
a) ao afastamento geográfico dos EUA do cenário da luta, constituindo-se, entretanto, no principal arsenal de seus aliados.
b) à conquista da Argélia e de Marrocos, que lhe forneciam grande quantidade de matéria prima.
c) aos investimentos europeus maciços nos EUA durante o período Entre Guerras.
d) à participação na Tríplice Aliança, que congregava os países vencedores da Primeira Guerra.
e) às reformas tributárias na América Latina, cujos países passaram a enviar para os EUA maior montante de capitais no período Entre Guerras.


resposta:[A]
20.   Todas as alternativas relacionam corretamente acontecimentos e fenômenos importantes na história mundial ao longo do século XIX, EXCETO:
a) Comuna de Paris/surgimento do jacobinismo.
b) Guerra do Paraguai/crescimento do abolicionismo.
c) Guerra de Secessão/afirmação do capitalismo.
d) Manifesto Comunista/nascimento do marxismo.
e) Revolução Industrial/avanço do imperialismo.


resposta:[A]
21.   A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular." (Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS). Identifique a "direita radical" que ascendia no período Entre-guerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários:
a) Bolchevista.
b) Liberal.
c) Menchevista.
d) Nazi-fascista.
e) Anarco-sindicalista.


resposta:[D]
22.   “Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A 1 Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" tais como:
a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos.
b) a disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa.
d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia.
e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matérias-primas japoneses e africanos.


resposta:[B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário