terça-feira, 28 de maio de 2013

Viagem da turma do segundo ano para Baia da Traição

Ingá - PB
Ingá é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 18.234 habitantes,4 distribuídos em 288 km² de área.
A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres esculpidas em baixo-relevo, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba.1
A origem do termo "Itacoatiara" vem do Tupi. É uma forma aportuguesada de "Ita", que quer dizer "pedra" e "kwatia", que significa "riscada" ou "pintada", isso porque os índios Cariris, quando indagados pelos colonizadores europeus sobre o que significavam os sinais inscritos na rocha, usaram esse termo para se referir aos mesmos.
A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inscrições cujos significados são desconhecidos. Neste conjunto estão talhadas em baixo relevo, figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion

 Rio Tinto - PB
Rio Tinto é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 23.431 habitantes,3 distribuídos em 466 km² de área.
Fundada pelo teuto-sueco Herman Theodor Lundgren e inicialmente colonizada por famílias alemãs e trabalhadores locais, foi a única colônia germânica de fato acima do Centro-Sul do Brasil no século XX. Com a falência do Conglomerado dos Lundgren na Paraíba, a maior parte dos trabalhadores alemães acabaram migrando para João Pessoa ou deixando o estado.

Baia da Traição - PB
Baía da Traição é um município do estado da Paraíba, no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2006 sua população era estimada em 7 314 habitantes. É um território tradicional dos índios potiguares.
Na época da conquista portuguesa da Paraíba, os potiguares, pertencentes à grande família tupi-guarani, habitavam as grandes extensões de terra desde Pernambuco até o Maranhão, constituindo-se na maior e mais poderosa de todas as tribos existentes no Nordeste, com uma população avaliada em 100 000 pessoas.
Eram portadores de elementos culturais e de características físicas semelhantes aos demais aborígines que habitavam o litoral brasileiro, destacando-se pela sua bravura e belicosidade. Não eram traiçoeiros, enfrentavam o inimigo corpo a corpo e tinham o hábito de esmagar a cabeça daqueles que matavam, só os devorando por vingança, através de rituais, respeitadas algumas formalidades exigidas para o caso.
Eram retratários às mudanças, sobrevivendo com seus caracteres culturais por maior espaço de tempo do que os tabajaras, também tupi-guaranis e habitantes da Paraíba a partir de 1585. Daí sua falta de adaptação às imposições portuguesas, tão contrárias aos seus princípios éticos e morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário