1.
(Ufv) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o
responsável por uma série de reformas na economia, educação e
administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia
iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a
expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de
Portugal.
O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.
2.
(Cesgranrio) Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas
transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção
que identifica corretamente uma dessas transformações:
a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b)
o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade
de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c)
a Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563,
alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que
extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição.
d)
o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os
fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder
monárquico absoluto.
e)
o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o
sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores
de riqueza da sociedade.
3.
(Faap) "A população, quando não controlada, aumenta numa razão
geométrica. A subsistência aumenta apenas em proporção aritmética...
Isso significa um controle forte e constante sobre a população,
provocado pela dificuldade de subsistência. Essa dificuldade deve recair
em alguma parte e deve necessariamente ser fortemente sentida por
grande parte da humanidade......"
O autor desse texto só pode ser:
a) Pascal
b) Karl Marx
c) Adam Smith
d) Ricardo
e) Malthus
4.
(Fatec) As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em
parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos
destacar a que
a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.
b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.
c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.
d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
5. (Fuvest) Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b)
foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e
difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d)
foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o
programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
6.
(Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro
principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples
cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente
vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro,
quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses
hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e
disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um
empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus
empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith
a) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
d) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
e) expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.
7.
(Mackenzie) Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias
de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.
a)
Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta
razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.
b)
O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e
eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua
prosperidade e grandeza.
c)
O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam.
Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e
transmitiriam os valores do passado.
d)
Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os
trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada
violenta da ordem social tradicional.
e)
A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a
organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade,
para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.
8.
(Mackenzie) O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em
alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.
b) impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
c) tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas.
d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
e) atribuir ao povo a participação no poder político.
9. (Mackenzie) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
a)
defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria
os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda
existentes.
b)
propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de
comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
c)
criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade
privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os
indivíduos.
d)
acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para
eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
e)
consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais,
proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade,
através da educação.
10. (Puc-rio) Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:
a) "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."
b) "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."
c)
"Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única
fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."
d) "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"
e)
"As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim
do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do
Estado."
11. (Uece) Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
a)
"É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a
abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de
maneira que o poder seja contido pelo poder".
b)
"(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e
proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e
pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão
livre quanto antes."
c)
"O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e
ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a
não ser por um Poder Democrático."
d)
"A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a
invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em
conferir todo o poder e força a um só homem."
e) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”.
12.
(Uel) "A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão teria grande
repercussão no mundo inteiro. 'Este documento é um manifesto contra a
sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a
favor de uma sociedade democrática e igualitária. Os homens nascem e
vivem livres e iguais perante a lei, dizia seu primeiro artigo; mas
também prevê a existência de distinções sociais, ainda que somente no
terreno da utilidade comum'..."
Assinale a alternativa que identifica um dos artigos da Declaração que prevê a distinção a que o texto se refere.
a) "A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável."
b) "Os cidadãos de conformidade com suas posses devem contribuir com as despesas da administração pública."
c) "A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de força pública que deve ser instituída em benefício de todos..."
d) "A lei só tem direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade."
e) "Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública...".
13.
(Uerj) "Não se veem, porventura (...) povos pobres em terras
vastíssimas, potencialmente férteis, em climas dos mais benéficos? E,
inversamente, não se encontra, por vezes, uma população numerosa vivendo
na abundância em um território exíguo, até algumas vezes em terras
penosamente conquistadas ao oceano, ou em territórios que não são
favorecidos por dons naturais? Ora, se essa é a realidade, é por existir
uma causa sem a qual os recursos naturais (...) nada são (...). Uma
causa geral e comum de riqueza, causa que, atuando de modo desigual e
vário entre os diferentes povos, explica as desigualdades de riqueza de
cada um deles (...)"
(SMITH, Adam. Apud HUGON, Paul. "História das Doutrinas Econômicas." São Paulo: Atlas, 1973.)
O
texto anterior evidencia a preocupação, por parte de pensadores do
século XVIII, com a fonte geradora de riqueza. As "escolas" econômicas
do período - Fisiocracia e Liberalismo - apresentavam, contudo,
discordâncias quanto a essa fonte.
Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:
a) terra e trabalho
b) agricultura e capital
c) indústria e comércio
d) metal precioso e tecnologia
e) indústria e artesanato
14.
(Uff) O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o
racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do
século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes
encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O
iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de
realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe
proporcionasse conforto e prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a)
misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o
lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de
criação;
b)
infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação
do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no
que se refere ao seu sustento econômico;
c)
apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem,
pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à
indústria;
d)
um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo
homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a
fisiocracia ser a principal representante da industrialização
iluminista;
e)
a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a
qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia de
mercado.
15. (Ufmg) Leia o texto.
"Se
existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das
almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias
e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses
monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo
não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio
rei?"
Esse texto é de autoria de
a) Descartes, no DISCURSO DO MÉTODO, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento.
b) Erasmo de Roterdã que, em O ELOGIO DA LOUCURA, condena a leviandade com que o clero conduz os assuntos sagrados.
c) John Locke, em O SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL, em que defendeu o direito à rebelião contra um governo tirânico.
d) Spinoza que, em sua obra TRACTUS THEOLOGICO-POLITICUS, investe contra a intolerância religiosa e apregoa o livre pensamento.
e) Voltaire, que faz do seu DICIONÁRIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.
16.
(Unaerp) Baseados no Iluminismo, particularmente no pensamento de
Voltaire, os soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal
procuraram adequar as estruturas econômicas de seus países:
a) A uma política autoritária, com medidas de caráter liberal com grande participação popular.
b) Ao capitalismo que começava a se impor com nitidez.
c) Às ideias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com sua efetiva participação.
d) À modernização mediante grande desenvolvimento comercial e alto índice de urbanização.
e) A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.
17.
(Uff) "Consideramos evidentes as seguintes verdades: que todos os
homens foram criados iguais; que receberam de seu Criador certos
direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida, à
liberdade e à busca da felicidade."
(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de 1776.)
Esta passagem denota
a)
o desejo do Congresso Continental de delegados das Treze Colônias no
sentido de empreender reformas profundas na sociedade do novo país.
b) a utilização de categorias do Direito Natural Racional, no contexto das ideias do Iluminismo.
c)
que o Congresso Continental, apesar de rebelde à Inglaterra, permanecia
fiel ao ideário do absolutismo, pois deste emanavam os ideais que
defendia.
d) influência das reformas empreendidas no século XVIII pelos chamados "déspotas esclarecidos" da Europa.
e) que os delegados das Treze Colônias tinham uma concepção ingênua e equivocada das sociedades humanas.
18.
(Puccamp) “... ao contrário do que acontecia com a burguesia, a
insatisfação dos camponeses e do proletariado urbano, por razões óbvias
(...), não se manifestava politicamente (...). Porque as luzes dos
filósofos não os atingiam, seu descontentamento perdia-se no silêncio e
sua revolta terminava nos braços da repressão. (...) A existência de uma
diferenciação social no interior do campesinato não impedia que um
elemento os unificasse enquanto classe: a exploração feudal a que todos
estavam submetidos. (...) esta exploração tornou-se mais odiosa e
insuportável quando, para defender suas rendas, sempre insuficientes
para seu trem de vida perdulário, os nobres lançaram mão de direitos
feudais que há muito haviam caído em desuso."
O texto descreve uma realidade na qual pode-se identificar
a) os fatores responsáveis pela eclosão da Revolução Francesa.
b) as consequências socioeconômicas da Revolução Industrial.
c) o movimento da "Sans-culloterie" Parisiense.
d) a situação da classe trabalhadora no contexto da Revolução Gloriosa.
e) o sistema de exploração que favoreceu a acumulação primitiva necessária para a Revolução Industrial.
19.
(Puccamp) Dividimos a história em eras, com começo e fim bem definidos,
e mesmo que a ordem seja imposta depois dos fatos - a gente vive para a
frente mas compreende para trás, ninguém na época disse "Oba, começou a
Renascença!" - é bom acreditar que os fatos têm coerência, e sentido, e
lições. Mas podemos apreender a lição errada.
(Luiz Fernando Veríssimo. "Banquete com os deuses")
Contextualizando historicamente o movimento da Renascença a que o texto se refere, é correto afirmar que o Renascimento
a)
destacou-se por introduzir a observação da natureza e a experimentação
como métodos básicos do conhecimento científico e na reconstrução das
teorias aristotélicas modernas.
b)
caracterizou-se por conciliar, no século XVI, os princípios liberais e
as necessidades emergentes da população mediante a análise dos
mecanismos sociais do capitalismo.
c)
foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou,
no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna
sociedade burguesa e capitalista.
d)
foi responsável pelo surgimento de ideias que colocavam o conhecimento
racional no ápice e pela constituição de uma linha bem nítida entre a
razão e a fé, no século XVII.
e)
teve um importante papel na defesa de uma nova religiosidade entre os
homens que, somada à racionalidade, poderia resultar num mundo
progressista e mais justo.
20.
(Ufv) O século XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante
aquele período, as realizações no campo da filosofia, das letras e da
ciência alimentavam esperanças de que a razão humana pudesse remodelar
as instituições sociais e políticas, eliminando as injustiças e as
superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO entende-se:
a)
o novo conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais que emergem
durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao Estado absoluto.
b)
um estilo de governo, em voga entre os "reis filósofos" do século
XVIII, que pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas
antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo, defendendo a ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na filosofia e na ciência, de toda explicação ou argumento de fundo religioso, mágico ou metafísico.
e) as formas de governo características de países do Oriente como a Pérsia, a Índia e a China.
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