quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Era das Revoluções Burguesas

A sociedade européia do Antigo Regime, sob o Absolutismo e o  mercantilismo, não constituía ainda uma sociedade plenamente capitalista e burguesa. Continuava sendo uma sociedade estamental, com a elite nobre ainda detendo privilégios, enquanto a burguesia, enriquecida pelo desenvolvimento comercial, permanecia sem destaque social. Assim, ainda sobreviviam resquícios da velha ordem feudal, como a servidão e os diversos tributos, que limitavam o mercado consumidor e emperravam o completo desenvolvimento capitalista.
Ao longo da Idade Moderna, entretanto, a dinâmica do Antigo Regime acabou preparando as condições de sua própria superação, visto que a burguesia adquiriu progressivamente o poder econômico e passou a exigir direitos políticos. Essa classe social de natureza empreendedora contestava o papel social secundário que lhe reservara o Antigo regime,com sua opulência, sua corte e seus privilégios. A burguesia rebelavá-se também contra o intervencionismo mercantilista, pois dominava a economia mas era submetida ao controle estatal.
No interior desse quadro, no qual Antigo regime e desenvolvimento capitalista passaram a conflitar-se, produziu-se um conjunto de idéias que expressava as aspirações dos diversos grupos sociais descontentes, formando uma filosofia contrária ao Antigo Regime, chamada Iluminismo.
Assim, o século XVIII, especialmente na segunda metade, foi o momento de ruptura com a ordem moderna. Começava a Era das Revoluções, que se inaugurou com a Independência dos Estados Unidos e continuou com a Revolução Francesa e os demais movimentos de independência na América.
Simultaneamente, na área econômica processou-se uma transformação importantíssima, a qual completou a estruturação capitalista, chamada Revolução Industrial.
Enfim, como resultado desse período turbulento, envolvendo aspectos ideológicos, sociais e econômicos, uma nova ordem emergiu vitoriosa, constituindo o sistema capitalista amadurecido. Para compreendermos o processo de formação da nova ordem, iniciaremos nosso estudo com as idéias que embassaram a Era das Revoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário